As Plantas Medicinais

Muitas são as pessoas que questionam o porquê dos suplementos naturais/ alimentares não conterem um rótulo com as especificações médicas e terapêuticas. E que se assim é então é porque o produto não é eficaz, nem tão pouco seguro.
Sou totalmente de desacordo desta última afirmação. Muito mais há atrás da terapêutica natural para que não contenha um rótulo pormenorizado, do que simplesmente se afirmar que são ineficazes e inseguros.
A pouca informação disponibilizada nos suplementos alimentares/ plantas medicinais acontece por uma simples e óbvia razão, para que uma planta medicinal seja aprovada como "fármaco" seria necessário gastar milhões de euros para demonstrar às entidades competentes que a planta medicinal em questão é suficientemente segura e eficaz para justificar um rótulo médico. Obviamente, apenas as grandes empresas farmacêuticas têm essa possibilidade. E porque se iria fazer tudo isso se no fim ninguém patentearia essa planta?



Além do mais para quê um rótulo com as indicações terapêuticas se a auto-medicação e auto-diagnóstico não devem ser feitos? Os profissionais de saúde existem para isso mesmo, aconselhamento. Portanto nem os fármacos convencionais deveriam permitir tal informação, pois se formos bem a analisar a questão, trata-se tudo de um grande e monstruoso negócio de interesses.