Porque desistem as pessoas da Alimentação Crua?

Apesar da força de vontade de muitas pessoas, da fase inicial de transição para este tipo de alimentação, do reconhecimento dos seus benefícios....quase todos desistem. Apenas 2% consegue permanecer no Crudivorismo. E porquê?

Porque a fase inicial é a que mais custa ultrapassar, é a que realmente nos coloca à prova. É  fase em que além de termos que conseguir ceder às tentações, devemos evitá-las, devemos conseguir dizer não sem magoar as pessoas, temos que conseguir gerir a vida social e esta nova opção. Temos que acima de tudo conseguir ouvir críticas e permanecer na nossa escolha.
Mas o mais difícil disto tudo, e o que a maior parte das pessoas se queixa: Sintomas da Desintoxicação!

Numa fase inicial de transição da Alimentação Convencional para o Crudivorismo, dá-se grande parte da desintoxicação do nosso organismo. Todas as toxinas e muco que temos acumulado nos órgãos, sistemas e membranas, tem que ser expulso. Para tal o nosso corpo mostra-nos que essa limpeza está a ser feita. Como?


  • Lábios secos e com pequenas rachas
  • Dor gengival 
  • Fraqueza, fadiga
  • Dor de cabeça
  • Enjoos
  • Transpiração excessiva
  • Muco nasal
  • Erupções da pele
  • Diarreia
  • Entre outras consoante a pessoa em causa

Tudo isto são sintomas normais de uma desintoxicação, no entanto as pessoas ficam bastante alarmadas e pensam que são sintomas de alguma patologia que apareceu com o Crudivorismo. Não desespere, estes sintomas são passageiros, e os benefícios que trazem compensam e muito o sacrifício de ter que se passar por isto.

Para que o corpo consiga fazer uma desintoxicação a fundo, gasta energia para limpar cada um dos nossos órgãos e sistemas, motivo pelo qual se dá a fraqueza, dores de cabeça e enjoos. Expele as toxinas e o muco de todas as formas possíveis que encontra de atravessar a barreira do nosso organismo (muco nasal, transpiração, erupções da pele, diarreia). Como tudo o que há a ser expelido e limpo se encontra num estado ácido, a saliva assim o mostra, deixando os lábios secos e por vezes rachados, e dor gengival e por vezes da membrana interna da boca. Mas tudo isso é necessário, senão como sairia do nosso corpo tudo o que se encontra acumulado devido a comidas processadas e de origem animal? Todas as más escolhas alimentares sobrecarregam o organismo, fermentam, formam barreiras contra a absorção de vitaminas, nutrientes e minerais, acumulam-se em forma de muco, tornam o nosso corpo ácido e desenvolvem todas as patologias existentes. Portanto, passar por todos estes possíveis sintomas é um bem necessário à nossa saúde.

O que deve fazer? Procurar apoio, incentivo para esta fase, tirar todas as suas dúvidas, ficar ao lado de quem o motiva ou até possa passar por esta fase consigo. Acreditar essencialmente que vale a pena, e que está a colocar a sua saúde em primeiro lugar, o nosso bem mais precioso.