Alzheimer

É uma das muitas doenças que cada vez mais afecta a população e assusta quem apresenta alguns dos sintomas característicos desta doença.
Segundo o clínico de medicina integralista norte-americano Andrew Weil, existem cinco principais sinais de alerta para esta doença:


  • Perda de memória que afecta o dia-a-dia: esquecimento regular de datas importantes, perguntar várias vezes a mesma coisa num curto espaço de tempo, depender de outros para realizar as tarefas diárias.
  • Dificuldade na resolução de problemas e tarefas habituais: números ou dinheiro, seguir uma receita de um bolo.
  • Desconhecer o que era familiar: não saber caminhos habituais, esquecer números de telefone.
  • Perder o sentido da passagem do tempo: não saber o dia da semana, o mês, não saber há quanto tempo se deu um acontecimento importante, não saber como se chegou a um local.
  • Dificuldade de compreensão espacial e visual: não saber avaliar distâncias, dificuldade de compreensão numa leitura, confundir cores e contrastes, sentir-se confuso com as imagens reflectidas num espelho.

Se estes estados lhe são familiares ou os detecta em alguém próximo de si não hesite em procurar um médico. Qualquer doença, independentemente de qual seja, deve ser tratada e acompanhada na sua fase inicial, para que os maiores danos possam ser evitados e a qualidade de vida do paciente seja garantida.