Dermatite Atópica

A dermatite atópica é uma doença que causa inflamação na pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Mas porque aparece esta doença? As causas ainda não são 100% conhecidas nem os tratamentos 100% eficazes, havendo episódios desta doença ao longo do tempo, pelo que se defende que seja uma doença crónica. No entanto sabe-se que os factores genéticos podem ser uma causa, visto que se um dos progenitores tem dermatite atópica a percentagem de os seus filhos também terem é alta. Então e se os progenitores não tiverem dermatite atópica? Aqui poderemos colocar os factores imunológicos e a alimentação. É sobre estes dois aspectos fundamentais e muitas das vezes esquecidos pelos médicos que quero incidir.

São várias as formas do corpo demonstrar que o seu sistema imunitário está fraco e a necessitar de reforço, a dermatite atópica é uma delas, por factores genéticos ou simplesmente por a pele ser o órgão mais débil do organismo do indivíduo. E porque será a pele o órgão mais susceptível?


  • falta de vitamina D (deve apanhar-se luz solar regularmente para que não haja um défice desta vitamina)
  • ingestão de pouca água ao longo do dia
  • uso de cremes, loções e sabonetes agressivos

Estes factores devem ser todos tidos em conta, para que tenhamos a certeza de que a nossa pele se encontra 100% saudável e que o problema não advém daí. Seguidamente deve reforçar-se o sistema imunitário.
Muitos pais deparam-se com este problema nos seus filhos ainda tão pequenos, o que é de esperar, uma vez que hoje em dia a alimentação não é a mais adequada, tanto em casa como nas escolas. Sumo nas cantinas, pão branco, fritos, sobremesas açucaradas, leite para o lanche e bolachas não são de perto nem de longe alimentos que fortaleçam o sistema imunitário. Só por este ponto a criança já fica susceptível a várias doenças (virús, bactérias) que podem desencadear um episódio de dermatite atópica se o seu orgão mais sensível for a pele, ou se a genética não estiver a seu favor nesse aspecto. O que fazer?

  • eliminar da alimentação: produtos lacticínios, ovos, soja, trigo, amendoim, tudo que possa conter lactose, bebidas gaseificadas, açúcares (inclui-se bolos, chocolates, cereais do género "estrelitas" e outros semelhantes, pão branco, bolachas, etc), alimentos processados (elimine tudo o que contem conservantes, corantes, acidificantes, aromatizantes, etc).
  • aumentar a ingestão de fruta, legumes, frutos secos (expecto amendoim). Basicamente alimentos na sua forma natural e de preferência de origem biológica.
  • incluir próbióticos na alimentação e lactobacilos, bactérias benéficas que vivem no sistema digestivo e ajudam a regular o sistema imunitário. Uma vez que estas bactérias se encontram na maior parte das vezes nos iogurtes, é preferível recorrer a um suplemento probiótico, livre de lactose na sua composição.
  • reforçar o sistema imunitário com um suplemento vitamínico e ácidos gordos.
  • praticar exercício físico regularmente.
  • preferir cremes corporais à base de plantas e constituintes naturais (azeite de oliva, manteiga de karité, camomila) e evitar os que contenham aveia e outros cereais na sua composição, uma vez que podem secar ainda mais a pele.
  • evitar situações de stress e nervosismo, pois como resposta podem desencadear episódios de dermatite atópica.
  • pode e deve fazer regularmente uma desintoxicação do fígado (limão, cardo mariano, hipericão, alcachofra, bétula, bardana, entre outros) e do sangue (pau d´arco).

Lembre-se que a alimentação é a base de tudo, e se a base não for sólida os problemas aparecerão mais tarde ou mais cedo, com menos ou mais gravidade. Coma saudável pela sua saúde, coma natural.



Aconselhe-se sempre com um profissional de saúde. A auto-medicação não é solução.