Os Lacticínios e os Planos Alimentares

Mais um problema dos programas nutricionais e de dieta da actualidade, prescritos por profissionais de saúde: lacticínios!

Vejo diariamente planos alimentares em que ao longo do dia, em pelo menos 4 refeições, estão presentes lacticínios. Leite ao pequeno-almoço, iogurte sólido a meio da manhã, queijo no lanche e queijinho fresco ou iogurte líquido na ceia. A par disto restringe-se o consumo de fruta para 2 peças diárias, no máximo.

É exactamente neste ponto em que chego a uma conclusão: a partir do momento em que se ensinou a roda dos alimentos (desactualizada) e as tabelas de calorias de todos os alimentos a estes profissionais, a procura por novos conhecimentos, a pesquisa e experimentação estagnou ou simplesmente nunca existiu.
Elaborar um programa de dieta acidificando o organismo e restringindo vitaminas e minerais de origem vegetal?


Resultado após todos estes planos: gastrite, função hepática sobrecarregada, sistema imunitário deficiente, infecções urinárias, bronquite e asma acentuada (em quem já possui estas patologias), flora intestinal danificada, entre outros problemas. 


Sintomas: dores de cabeça, náuseas, azia, distensão abdominal, má digestão, gripes e constipações frequentes, cólicas, dor abdominal, obstipação ou diarreia.


Nenhum profissional de saúde deveria promover a perda de peso sem dar especial atenção à saúde, com o único propósito de conseguir resultados rápidos e satisfação do paciente. 

Aquilo que demorou anos a ganhar-se leva tempo a perder-se, com saúde!