Alimentação Alcalina

E mais uma publicação de uma revista de saúde vem provar a importância de uma alimentação saudável, como indica a imagem.
Uma alimentação alcalina pressupõe que retiremos do nosso cardápio os alimentos que após digeridos se tornem ácidos ou que possam provocar acidez. Um ambiente ácido diminui a função metabólica, enzimática e imunológica, logo todo o nosso organismo tem um desempenho menor que o normal. Por exemplo o açúcar, café e alimentos processados, podem alterar o pH do nosso organismo, que é ligeiramente alcalino, para ácido, comprometendo as funções de vários órgãos.

Os alimentos produzem ácidos ou substâncias alcalinas consoante a sua composição química após serem metabolizados, portanto é este aspecto que devemos ter em atenção: o que resulta da ingestão dos alimentos. Por exemplo, a laranja e o limão são alimentos ácidos, mas que após serem ingeridos e metabolizados provocam a alcalinização do organismo, tornando-se assim alimentos benéficos.


  • Alimentos alcalinos
Alimentos crus, isentos de químicos e pesticidas, frutas, vegetais, algas, cereais integrais e azeite, entre outros.

  • Alimentos ácidos 
Alimentos processados e industrializados, com elevado teor de gordura animal, carne vermelha, queijo, pão, cereais branqueados, doces, chocolate, refrigerantes, cafeína, entre outros.